Home Office: trabalhar em casa x trabalhar fora

O trabalho no sistema Home Office está se tornando cada vez mais comum atualmente. Antes, quando se falava em trabalhar em casa, a situação era vista como algo de futuro, mas hoje é uma realidade, inclusive utilizada por um grande número de empresas no mundo todo.

Existem inclusive governos que incentivam as empresas a adotar o sistema de Home Office para seus funcionários, como nos Estados Unidos, onde o próprio governo tomou essa iniciativa, antes mesmo que empresas do setor privado.

Vantagens e desvantagens do sistema Home Office

O sistema de trabalho Home Office apresenta alguns custos bastante reduzidos para as empresas, como não ocupar espaços, não usar telefones da empresa ou não depender dos serviços do escritório, embora traga custos como o uso da conectividade, mesmo sendo mais reduzidos.

Para a pessoa que trabalha no sistema Home Office, o trabalho pode se tornar mais interessante, já que ele poderá escolher seu próprio horário de trabalho, utilizando seu próprio equipamento e tendo a liberdade para fazer coisas pessoais nos horários mais convenientes.

No caso de um empreendedor online, o trabalho no sistema Home Office já está consolidado, com milhares e milhares de pessoas atuando dessa forma, utilizando ferramentas disponibilizadas pela própria internet e montando a estrutura necessária para seu próprio desenvolvimento.

Claro que, por outro lado, trabalhar no sistema Home Office não significa, necessariamente, aumentar a produtividade. No caso de um empregado, ele deverá cumprir metas e manter uma constante disciplina em sua rotina. Além disso, deverá ter contato constante com seus superiores, garantindo a entrega dos serviços em tempo hábil.

O empreendedor online, no sistema Home Office, por sua vez, terá de manter também sua disciplina, mas dentro dos seus objetivos, exigindo que tenha discernimento para separar as coisas: o que é trabalho é trabalho e as coisas pessoas como por exemplo procura uma boa Pizzaria em Nova Iguaçu devem ser deixadas de lado durante o tempo disponibilizado para suas atividades.

Qualquer fato que ocorra em sua residência, como um problema de saúde, um defeito qualquer apresentado, pode atrapalhar a sua rotina de Home Office. No entanto, mesmo atendendo imprevistos, se o profissional estiver disposto, um tempo mínimo perdido para atender imprevistos se torna mais eficiente do que a perda de um dia todo, quando ele é empregado.

Para o empreendedor, existe a vantagem de trabalhar a qualquer hora no Home Office, o que não impede que possa estabelecer sua própria agenda e cumprir tanto com os compromissos de seu empreendimento quanto os compromissos pessoais.

No caso de empregados, o governo inglês anunciou recentemente um programa chamado “Anywhere Working” (Trabalhando em qualquer lugar), que procura incentivar empresas a reduzir o deslocamento de seus empregados, aplicando jornadas flexíveis e a utilização do sistema Home Office.

O programa conta com apoio de grandes empresas, que fornecem dicas e treinamento em tecnologias que possibilitem a realização do trabalho na própria casa. O governo inglês, para atender a esse programa, está disponibilizando a internet para a maior parte da população.

Para algumas empresas, no entanto, a novidade ainda é um tanto assustadora, uma vez que não há qualquer legislação específica sobre o assunto Home Office e também por não haver controle efetivo de horas trabalhadas.

Conclusão

O trabalho no sistema Home Office pode ser uma alternativa tanto para empregados quanto para a empresa e, no caso de um empreendedor, é a melhor solução para seu desenvolvimento.

O sistema Home Office é hoje uma realidade para quem trabalha através da internet e consegue rendimentos suficientes não apenas para sua sobrevivência, garantindo meios de concretização de sonhos de milhares de pessoas e possibilitando economia em outros setores, tornando-se a fórmula certa para o trabalho no futuro.